Seja bem vindo ao nosso blogger!

Ao entrar que você consiga aprender algo de bom e ao sair que você repasse tudo que aprendeu...

Mário Schenberg

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Recebemos alunos apartir do 6º ano do ensino fundamental até o ensino médio, nos turnos manhã, tarde e noite.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Projeto 1ª Feira das Nações

EEFM PROF. MÁRIO SCHENBERG

1ª Feira das Nações
2009
21 e 22 de novemb
ro

FEIRA DAS NAÇÕES

APRESENTAÇÃO

A 1º Feira das Nações da EEFM Prof. Mário Schenberg, que se realizará nos dias 21 e 22 de dezembro de 2009, visa promover uma manifestação interdisciplinar com base na realidade mundial e na ampla diversidade cultural. O Evento contará com a participação do corpo docente da Área de Linguagens e Códigos e Humanas, funcionários e alunos de todas as turmas.

OBJETIVO

Promover o espírito de pesquisa, integração e investigação sobre os países em questões, focando os trabalhos nos campos da Cultural, Meio-ambiente, Economia, História e Turismo, abrangendo as temáticas: Pontos turísticos, etnias, língua, usos e costumes de seus habitantes, cultura, danças, pratos típicos e curiosidades.

JUSTIFICATIVAS

A Feira das Nações é uma oportunidade que os alunos têm de realizar uma grande pesquisa junto aos consulados e embaixadas ou representantes dessas comunidades de outros países no Brasil. Além disso, devem destacar o principal projeto social desenvolvido pelos países.
Essa tarefa tem como propósito colocar os alunos em contato direto com movimentos sociais que transformam as comunidades locais, tecendo uma rede de informação que poderá embasar a visão de mundo que esperamos que nossos alunos formem.

O PROJETO

Este projeto visa proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental e Médio uma descoberta sobre diferentes regiões do planeta, a partir da pesquisa e investigação, utilizando recursos que viabilizam a criação e a exposição da pesquisa na forma de estande, expondo de diferentes formas informações sobre a região geográfica escolhida (pastas, murais, maquetes, roupas típicas, culinária, artesanato, entre outros.
SISTEMÁTICA DE APRESENTAÇÕES

1 .Divisão dos grupos e escolha dos países.
2. Pesquisa bibliográfica: levantamento de dados em livros, jornais, revistas, enciclopédias, sites de pesquisa na Internet, embaixadas dos países
3. Sistematização: Montar um estande de exposição, como numa feira, expondo as informações relativas ao país escolhido. Utilizam-se painéis, maquetes, álbum seriado, postais, fotografias, pratos típicos do lugar, músicas típicas, expositores, computador (podem programar slides com os programas Power point ou front page).
DISPOSIÇÃO DE TEMAS, TURMAS E PROFESSORES-ORIENTADORES
AVALIAÇÃO DO PROJETO

Os trabalhos da Feira das Nações serão avaliados por uma comissão formada por dois professores que visitarão os estandes e farão uma análise sobre a confecção de objetos, organização do espaço e das informações, posicionamento dos alunos sobre temas pertinentes ao país trabalhado e as apresentações.
Será conferida uma nota de participação no evento para as turmas que cumprirem as atividades propostas para a Feira e esta será repassada aos professores das Áreas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas para o lançamento em seus diários e composição da média bimestral.



Fortaleza, 14 de setembro de 2009

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa de mostrar outros países aos alunos... É muito importante para eles. Parabéns a todos que trabalharam para tudo isso acontecer.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai nossa escola botando pra quebrar,parabéns Makoy, você é um ótimo diretor, espero que continue por muitos anos, só assim nossa escola crescerá.

    ResponderExcluir